How to report a ZeXtras Suite issue/pt

From ZeXtras Suite Wiki

Jump to: navigation, search
Língua: English  • español • português
Zextras logo box.png
Latest Version: 2.16.1
Released on: May 7th, 2019
Compatibility List
Changelog
License Management
Warning.png Atenção!

Mesmo que os guias estejam disponíveis em Espanhol e Português, lhes recordamos que a lingua oficial da comunidade ZeXtras e do suporte é o Inglês

Como informar um problema de ZeXtras Suite?

A forma mais eficiente de informar um problema é enviando a informação mais exata possível sobre o mesmo. A informação a seguir lhe ajudará a informar um problema, para que possamos solucioná-lo o antes possível.

Guia passo a passo sobre como informar um problema

Por favor tenha em conta as dicas seguintes:

  • Certifique-se de ler as seções apropriadas do guia Wiki ZeXtras para descartar que o problema ja foi abordado.
  • Procure no Bugzilla e no Forum por problemas similares.
  • Certifique-se de que o problema é de software (ver mais abaixo).
  • Reúna toda a informação especificada na seção "qué informação incluir no relatório" desta página.
  • Envie-nos um relatório de bug através do Bugzilla
  • Abra um novo tópico na seção apropriada do Forum comentando brevemente o problema, e um link para o Bugzilla para que outros usuários possam compartilhar as respostas e adicionar votos ao relatório.

Definição de "problema"

Para poder agilizar a avaliação do problema e oferecer o melhor serviço, por favor não reporte os casos seguintes como um "problema":

  • Se achar que nossa forma de licenciamento não se adapta ás suas necessidades e quer nos deixar comentários a respeito, contate com a equipe de vendas através do formulário https://store.zextras.com/contact-sales
  • Se tiver ideias sobre novas funcionalidades que gostaria desenvolvessemos, abra um pedido de "melhora" no Bugzilla. Também pode abrir um novo tópico na seção "Feedback" do Fórum para compartilhar sua ideia com a comunidade e discutí-la juntos.
  • Problemas relacionados com versões antigas de Zextras Suite não serão atendidos. Para um melhor serviço, o suporte se limita à versão mais recente. Se não tiver a versão mais recente por favor atualize-a. Se o problema persiste, siga as instruções tal como se indica em esta página.

Ferramentas auxiliares

Para obter a informação necessária a fim de informar um problema, colocamos a disposição algumas ferramentas que poderão ser úteis:

  • Modo de ler um log de Zimbra.
  • Modo "desenvolvedor" para o cliente web ([1])
  • Ferramentas de "desenvolvedor" do navegador web ("Firebug"[2] no Firefox e [3] no Chrome).
  • Administração a nivel log de ZeXtras Suite (em caso de problemas estabeleça o nivel do log e o nivel de notificação em "debug" no Core ZeXtras no console Zimbra).
Warning.png Atenção!

Se o console Zimbra travar durante a carga da página quando entrar em modo "desenvolvedor" com Zimbra 8.x, existe a possibilidade de que o filtro DOS de Zimbra esteja bloqueando o acesso pelo alto número de conexões criadas em aquele modo. Veja este tópico no fórum oficial de Zimbra para saber como mudar o número de conexões: http://www.zimbra.com/forums/known-issues/60398-zcs-dosfilter-workaround-zcs-8-0-1-8-0-2-a.html

Que informação incluir no relatório?

Informação geral (para qualquer relatório)

Inclua sempre o seguinte:

  • Descrição exata do problema.
  • Passos para reproduzir o problema.
  • Especificações do server (CPU, RAM, armazenamento, etc.)
  • Versão Zimbra.
  • Versões Zextras Suite/ZxMig (execute "zxsuite/zxmig core getVersion" como usuáriozimbra ).
  • Sistema operacional, versão e arquitetura.
  • Número de servidores na infraestrutura Zimbra.
  • Número de servidores de mailbox na infraestrutura Zimbra.
  • Para problemas relacionados com a interface gráfica, indique navegador a versão do mesmo.
  • Para problemas com ZxChat, indique a versões do zimlet
  • Quando reportar problemas de migração, especifique as datas em que foram feitas a exportação desde o server de origem e a importação no de destino.

Core

Problemas com o arquivo da licença

Se houver algum problema ao carregar o arquivo da licença Zextras, o qualquer inconsistência nas datas mostradas, ou no número de contas calculadas, contate com a equipe de vendas indicando o número de ordem de compra, o nome de usuário Store, e os dados que se mostram ao executar o comando (como usuário Zimbra):

zxsuite core getLicenseInfo

Problemas relacionados com a recepção de mensagens de notificação de ZeXtras Suite

Em caso de algum problema com as mensagens de notificação do ZeXtras, inclua todos os erros que podam estar no arquivo de registro /opt/zimbra/log/mailbox.log ao momento de emitir-se a notificação, na aba "Notifications" do zimlet ZeXtras.

Zimlet ZeXtras

Quando reportar um problema sobre a interface gráfica mencione a mensagem de erro completo e informação de debug.

É muito importante usar o modo debug de Zimbra ao reunir toda a informação, embora seja o único modo em que poderemos identificar o componente que está causando o erro. Para entrar no modo de debug simplesmente tem que adicionar "?dev=1" ao final do URL (Por exemplo http://mail.mydomain.com:7071/?dev=1). Isto força o Zimbra a ignorar qualquer informação cacheada e recarregar as componentes Javascript separadamente.

O comportamento padrão do cliente web Zimbra leva a comprimir e unificar todo o código do zimlet em um arquivo único para minimizar o tempo de carga, porisso é possível que outros erros de outros zimlets possam influenciar ZeXtras Chat e vice-versa. Ao usar o "modo desenvolvedor" (ou "dev mode") força-se o cliente web Zimbra para não realizar tal unificação e ignorar a caché, fazendo possível assim encontrar a causa de um problema. Para verificar possíveis erros nos clientes web faça o seguinte:

  • Logue-se no cliente web Zimbra em "modo dev" adicionando "?dev=1" depois do URL do servidor (por exemplo https://mail.example.com/?dev=1).
  • Verifique se o problema ainda continua. Se não for assim, o problema se solucionará limpando o caché do navegador.
  • Se o problema persistir, abra a ferramenta de debug do navegador: o "Console Javascript" em Google Chrome ou o add-on "Firebug" em Firefox.
  • Recarregue o cliente web Zimbra (sempre com ?dev=1) e busque qualquer erro o exceção no console da ferramenta de depuração (última aba no console Javascript, primeira aba em Firebug).
  • Inclua o erro ou a exceção completos no relatório de bug.

ZxBackup

Problemas com a importação e exportação

Quando reportar um problema relacionado com o External Backup ou a Restauração, envie-nos a notificação de "Operation Started" e eventualmente a de "Operation Aborted" u "Operation Completed". Também não esqueça de anexar qualquer mensagem de erro que apareça nos logs correspondentes:

/opt/zimbra/log/mailbox.log (No servidor de origem para o External Backup, e no de destino para o External Restore)

/opt/zimbra/log/zextras_ZxBackup_Export_[operation id].log (No servidor de origem para o External Backup)

/opt/zimbra/log/zextras_ZxBackup_ExternalRestore_[operation id].log (No servidor de destino para o External Restore)

Pode ser que lhe peçamos os registros completos. Em esse caso por favor comprima os arquivos com tar ou lzma e envíe-os por e-mail para community@zextras.com especificando na mensagem o link ao post no Fórum ZeXtras ao que se refer. Nunca envie logs sem antes abrir um tópico no Fórum ou um relatório de bug no Bugzilla. Os logs que não cumpram essas condições serão ignorados.

*Problemas de escaneio, restauração ou linha de comandos

Quando for um problema genérico sobre o uso de ZeXtras Backup por favor inclua a notificação de "Operation Started" junto com a de "Operation Aborted" e/ou "Operation Completed". Também informe qualquer mensagem de erro que apareça no arquivo de registros /opt/zimbra/log/mailbox.log.

É possível que lhe peçamos os registros originais sem editar. Em esse caso, por favor comprima o arquivo com tar ou lzma e envie por e-mail a community@zextras.com informando na mensagem o link do post ao que se refer o problema no Fórum. Nunca envie arquivos de registro sem antes abrir um tópico no Fórum e um relatório de bug no Bugzilla. Tudo aquilo que não reúna essas condições será ignorado.

ZxMobile

Problemas de sincronização de um dispositivo

Quando informar um problema de sincronização, sempre indique o nome do fabricante, modelo, versão do sistema operacional e do protocolo usado (EAS 2.5 o EAS 14.x)

Antes de informar um problema de sincronização faça o seguinte:

- Apague a conta afetada no dispositivo.

- Apague os dados do dispositivo nas listas "Active Sessions" e "Registered Devices" do zimlet de ZeXtras.

- Adicione um "Registro de Conta" para a conta/dispositivo como se indica em http://wiki.zextras.com/wiki/ZxMobile_Troubleshooting/pt#Solu.C3.A7.C3.A3o_de_problemas_de_ZeXtras_Mobile_com_Log_de_registro_de_conta

(para inconvenientes com Outlook 2013 habilite a função Registro avançado).

- Criar a conta no dispositivo.

- Deixar que o dispositivo faça a primeira sincronização. Se travar, espere 5-10 minutos sem forçar de novo a sincronização.

Quando informar um problema, inclua as mensagens de erro que apareçam no arquivo criado pelo Registrador de Conta e/ou no arquivo /opt/zimbra/log/mailbox.log.

Nossa Equipe de suporte poder-lhe-á também pedir os arquivos de registro sem editar. Em esse caso comprima-os com rar ou lzma e envie-os para community@zextras.com especificando na mensagem o link ao post correspondente no Fórum. Nunca envie arquivos sem antes abrir um tópico no Fórum ou um relatório de Bug no Bugzilla. Tudo o que não cumprir essas condições será ignorado.

ZxPowerstore

Operações doMoveBlob e doDeduplicate

Quando informar de um problema sobre operações doMoveBlob e doDeduplicate por favor envie-nos as notoficações de inicio e fim de operação assim como as eventuais mensagens de aborto de operação. Também envie qualquer mensagem de erro que apareça no arquivo /opt/zimbra/log/mailbox.log.

ZxAdmin

Problemas com cedência de administrador e limites de domínio

Se tiver problemas com a administração delegada ou com limites de domínio, como por exemplo, um administrador delegado que não pode executar uma determinada ação, ou a impossibilidade de delegar direitos para um usuário, ou qualquer inconsistência nos limites de domínios, inclua no relatório qualquer erro que encontre no arquivo /opt/zimbra/log/mailbox.log relacionado com a operação apropriada ou mudança de configuração de cedência/domínio.

Problemas com relatórios e o navegador de registros

Em caso de ter um problema com o navegador de registros ou a função "mostrar relatório" certifique-se de verificar e reportar qualquer inconsistência no conteúdo da pasta /opt/zimbra/conf/zextras/zxadmin/, assim como arquivos perdidos ou arquivos com permissão diferente a o normal (como proprietario ou usuário ou grupo zimbra ou mascara de permissão 640). Também especifique se mudou recentemente o caminho do arquivo de registro e se o problema começou a partir de ali.

ZxChat

Problema com os clientes

Quando informar de um problema relacionado com um cliente de ZxChat, sempre especifique o navegador usado.

Também verifique se há excepções na página:

- Logue-se no zimbra adicionando "?dev=1" depois do URL do servidor (Ex. https://mail.example.com/?dev=1).

- Verifique se o problema continúa. Se não for assim, o problema se resolverá limpando o caché do navegador.

- Se o problema continuar, abra a ferramenta de debug do navegador: o console Javascript em Chrome ou o add-on Firebug em Firefox.

- Recarregue o cliente Zimbra (com ?dev=1 atrás) e procure qualquer erro ou exceção no console de debug (última aba em Javascript e primeira em Firebug).

  • Inclua no relatório do bug:

- o erro completo ou a excepção

- versão do zimlet Zextras Chat (encontra-se em "Configurações" > aba "Acerca":

  2.x @1234

  • para problemas com videochamadas também informe:

- se tem configurado um servidor TURN

- se os clientes se encontram na mesma LAN

Ajude-nos a melhorar ZeXtras Suite

A partír da versão 1.8.15 se incluiu a casinha "Send full error data to ZeXtras to help us improve ZeXtras Suite" [Enviar a informação completa do erro para ajudar a melhorar o ZeXtras] no Core do zimlet. Isto nos ajudará a reunir a seguinte informação:

  • Mensagens de erro completos e stacktraces.
  • Endereços de email.
  • Marca do dispositivo móvel, modelo e ID.
  • Cabeçalho das mensagens e conteúdos.

Esta informação será tratada por sistemas automatizados que serão utilizados apenas para rastrear bugs e analise de software. Também se pode habilitar esta função estabelecendo o comando ZxCore_SendFullErrorReports do Core em "TRUE".

Personal tools