Taking Additional and Offsite backups of ZxBackup's Datastore/pt

From ZeXtras Suite Wiki

Jump to: navigation, search
Língua: English  • español • português
ZxBackup logo box.png
Available since version: 0.87
Latest Version: 2.12.2
Released on: January 2nd, 2019
Compatibility List
Admin Guide
FAQ
Troubleshooting
Backup Initialization
ZspBackup logo box.png

Quem vigia os vigiantes?

Este conceito se pode aplicar aos backups.

Um sistema de backup é uma medida de segurança contra a perda de dados, mas todo backup deve ser parte de uma "estrategia de segurança" mais ampla para assegurar o maior nivel de confiabilidade. A falta de uma estrategia de backup apropriada dá uma falsa sensação de segurança; e por mais que se tenha o melhor sistema de backup do mundo, este não será infalível.

Desenhar uma estrategia de backup não é simples, e em algum ponto você se perguntará "O que acontece se perco os dados que respaldei?". As posibilidades de que isto aconteça em definitiva dependem de como você gerencia os backups: é mais provável que haja uma perda se se armazena a informação original e o backup juntos em um disco SATAII, do que aconteça armazenándo-os em um SAN dedicado usando uma configuração RAID 1+0.

Em este artigo poderá encontrar algumas dicas práticas para melhorar sua estrategia de backup, fazendo um backup do datastore de ZeXtras Backup e armazenando-o off-line.

Como fazer uma copia adicional do datastore de ZeXtras Backup

O datastore de ZeXtras Backup tem as seguintes características:

  • Atomicidade: todas as transações são confirmadas e escritas no disco só quando se completam.
  • Consistência: todas as transações confirmadas são válidas e nenhuma transação inválida será confirmada nem escrita no disco.
  • Isolamento: todas as transações são executadas seqüencialmente para que não mais de uma delas afecte o mesmo ítem mais de uma vez.
  • Durabilidade: uma vez que a transação foi confirmada, ela permanecerá em esse estado inclusive em caso de colapso (Ex. queda de energia ou falha do hardware).

Porisso é muito fácil fazer um backup. A melhor (e mais fácil) maneira de fazê-lo é usando rsync. As opções e parâmetros específicos dependem de vários fatores como a quantidade de informação a ser sincronizada e o armazenamento em uso, enquanto a conexão a um demônio rsync em vez de usar um shell remoto como transporte agiliza muito a transferência de dados.

Não terá que parar nem o Zimbra nem o Real Time scanner para fazer um backup do datastore de ZxBackup usando rsync; em vez disso, sim poderá pausar a sincronização para retomá-la em outro momento.

Armazenamento remoto do backup do datastore de ZxBackup

Como se explicou no parágrafo precedente, o backup do datastore de ZxBackup é muito fácil com rsync.

Para otimizar a estrategia de backup enquanto se trabalha com esse tipo de configuração, as seguintes práticas podem ajudar bastante:

  • Se programa os backups com rsync, certifique-se de deixar um intervalo de tempo suficiente entre uma instância e a seguinte para que a transferência se complete.
  • Use a opção --delete para que os arquivos que foram apagados no servidor origem sejam apagados também no servidor de destino e assim evitar inconsistências.
    • Se notar que com a opção --delete leva munito tempo, então programe duas instâncias diferentes de rsync: uma com "--delete" para que se execute depois da Purga semanal e outra sem aquela opção.
  • Certifique-se de transferir a árvore completa da pasta recursivamente começando pelo caminho do backup de ZxBackup. Isto inclui backups da configuração do servidor e mapa de arquivos.
  • Certifique-se que o sistema de arquivos de destino seja case sensitive (assim também como os caminhos do backup de ZxBackup).
  • Se planejasse restaurar diretamente desde o local remoto, certifique-se que o usuário zimbra do servidor tem permissões de leitura e escrita para a informação transferida.
  • É possível que se experimente lentidão se a velocidade de transferência é muito maior que o rendimento do dispositivo de armazenamento, ou vice-versa.

Perguntas freqüentes sobre backups remotos ou adicionais

Por que não devo usar o botão "Export Backup" em vez de rsync?

Por várias razões:

  • Porque foi especialmente desenhado para efetuar uma migração. Exporta una "instantánea" o qual é um fim em se mesmo, e não foi desenhado para seu uso incremental, o qual significa que toda vez que se efetúa um Export Backup tomará tanto tempo como o anterior, enquanto com rsync é mais eficiente.
  • Tratando-se de uma operação de ZeXtras Backup, qualquer outra operação iniciada enquanto Export Backup se está executando, será colocada na fila até que aquela operação seja concluída.
  • Uma operação "Export Backup" tem um impacto maior nos recursos do sistema do que rsync.
  • Em caso de precisar pausar a operação, "Export Backup" não poderá retomá-la mais tarde e terá de iniciá-la novamente desde zero.
Posso usá-lo para Disaster Recovery?

Sim. É muito melhor usar o caminho do backup se ele se encontra disponível, ja que recuperará todos os elementos e configurações até o último estado válido; para o caso que se haja perdido, poderá usar o backup remoto/adicional. Veja a página Disaster Recovery para maior informação.


===== Posso usá-lo para recuperar informação no server no qual pertence a copia do Backup? Sim, mas não mediante o "External Restore" pois os ID's dos itens e as pastas são os mesmos.

Os passos mais apropriados para recuperar dados desde uma copia da pasta do backup no mesmo server são os seguintes:

  • Deter o Escaner em tempo real.
  • Trocar o caminho do backup (path) por aquele da copia desejada.
  • Executar um "Restore on New Account" ou um "Restore Deleted Account"(qualquer deles).
  • Quando terminar de restaurar, trocar novamente o caminho (path) por aquele original.
  • Iniciar o Escaner em tempo real. O SmartScan se ativará para atualizar a informação do backup.
Posso usá-lo para criar uma infraestrutura Activa/Standby?

Não, porque a operação "External Restore" não efetúa eliminação nenhuma. No longo prazo acabará enchendo as contas de correio com coisas indesejadas, ja que os elementos da conta original não serão apagadas do servidor "standby".

O "External Restore" foi desenha para que as contas estejam disponíveis para o seu uso tão pronto como se inicie a operação, assim os usuários poderão enviar e recibir e-mails inclusive quando se está executando a restauração.

Existem outros modos de fazer backups adicionais/remotos no meu sistema?

Com certeza existem, e alguns dele podem até ser melhores do que os que foram apresentados nesta página. Estas ndicas se aplicam na grande maioria dos casos. Compartilhe sua experiência no ZeXtras Forum!

Personal tools