Zextras Drive/pt

From ZeXtras Suite Wiki

< Zextras Drive
Jump to: navigation, search
Língua: English  • español • português
Warning.png Warning!

This wiki is outdated and not maintained anymore, please refer to the new Zextras Documentation Hub at https://docs.zextras.com

ZxDrive logo box.png
This documentation is outdated.
Please refer to https://docs.zextras.com

Introdução

Zextras Drive é um novo módulo que oferece um completo sistema de armazenamento de arquivos integrado no cliente web Zimbra, substituindo assim o antigo Porta-Arquivos.

Warning.png Atenção!

Zextras Drive tem sido introduzido em Zextras Suite 2.14.0 e requer Zimbra 8.8.11 ou superior.

Informação geral

Licenciamento

Zextras Drive é free para todos os clientes Zextras Suite com uma licença "Bundle" incluindo todos os demais módulos, e para ninguem mais. Zextras Drive não se pode comprar independentemente ou como um módulo separado.

Requerimentos do sistema

Zextras Drive vem incluso em Zextras Suite a partir da versão 2.14.0 e requer Zimbra 8.8.11 ou superior.

Zimlet Zextras Drive

O zimlet Zextras Drive oferece a interface de usuário necessária para utilizar o Drive: para instalá-lo simplesmente utilize o botão dedicado na seção "Core" do console administrativo Zextras ou execute `zxsuite drive doDeployDriveZimlet` como usuário zimbra.

Drive zimlet deploy.png

Caraterísticas

  • Carregar, administrar e descarregar arquivos
  • Organizar arquivos em pastas navegáveis
  • Vista previa de arquivos
  • Marcar arquivos como "preferidos" para acesso rápido
  • Adicionar notas (descripção) aos arquivos
  • Compartilhar arquivos com usuários internos
  • Compartilhar arquivos com usuários externos
  • Busca de arquivos
  • Navegação baseada em pastas
  • Navegação dinámica ágil
  • Opções para armazenar arquivos em volumes Zimbra dedicados
  • CLI zxsuite drive

Diferenças entre o "Porta-Arquivos" e o Drive

Zextras Drive não segue o mesmo comportamento das caixas de correio quando se trata de armazenamento, navegação, compartilhamento e exclusão de arquivos. Veja a seção dedicada de cada característica para uma explicação mais detalhada das diferenças.

Zimlet Zextras Drive

O zimlet Zextras Drive oferece a interface de usuário para o Drive: para instalá-lo simplesmente utilize o botão dedicado na seção "Core" do console administrativo Zextras ou execute

Zextras Drive User interface

Interface de usuário de Zextras Drive

  1. Painel de navegação de acesso rápido
  2. Painel de navegação de pastas
  3. Controle InfoBox
  4. Funções Novo, carregar e buscar
  5. Lista de pastas
  6. Lista de arquivos

Guia do usuário

Carregar e baixar

Para carrgar um arquivo ao Drive pode fazer clique no botão "Carrgar" (Upload) sobre a lista ou arrastar e soltar os arquivos desde seu computador para a janela principal do Drive.

Upload a file

Para baixar um arquivo desde o Drive clique com o botão direito no mesmo e selecione "Baixar" (Download):

Download a file

Qualquer arquivo ou pasta no Drive se pode renomear fazendo clique direito no mesmo e selecionando "Renomear" (Rename) no menu de contexto.

Navegação

Assim como os elementos do "Porta-Arquivos" fazem parte do diretório da caixa de correio e da hierarquia "Porta-arquivos", o Drive tem sua própria estrutura de diretórios e de navegação. A navegação a través dos diretórios de Drive é feita desde a Barra de Navegação localizada na parte superior da interface de usuário em vez de ser uma vista de arvore, e os diretórios se mostram na seção principal da interface de usuário em cima dos arquivos.

Navigate through folders and files

Em cima da seção de navegação por pastas tem um menu de "acesso rápido" do lado esquerdo, que permite ver rápidamente os seguintes tipos de items: • "Items preferidos" - opção de items marcados com uma estrela - disponível no menu de contexto com o botão direito • "Editados recentemente" - Items que tem sido recentemente editados, ordenados desde o mais recente até o mais antigo; • "Compartilhados comigo" - Items compartilhados por outros usuários; • "Compartilhados por mim" - Items que comparti com outros usuários; • "Marcados para excluir" - Items que tenho marcado para excluir posteriormente

Criação de pastas

Para criar uma pasta em Drive simplesmente faça dobro clique no botão "Novo" em cima da lista de arquivos e selecione "Pasta":

Create a new folder

Compartilhamento

Por serem separados da hierarquia da caixa de correio, os arquivos e pastas do Drive se podem compartilhar independentemente. Existem 3 opções de permissão de compartilhamento: "Vista", "Edição" e "Editar e compartilhar". As últimas duas opções incluem o direito de "Vista" por padrão.

Para compartilhar un arquivo ou pasta simplesmente deve fazer clique com o botão direito no mesmo e selecionar "Editar compartilhamento". Depois precisa preencher o endereço de e-mail da pessoa com quem quer compartilhar e seleccionar as permissões fazendo clique no botão (+) para adicionar o compartilhamento à lista:

Share an item (folder or file)

Para editar ou excluir um compartilhamento faça clique no seletor de permissões do menu desdobrável para mudar a permissão do arquivo/pasta, ou faça clique no icone da lixeira para excluir o compartilhamento:

Edit an existing share

Os direitos de compartilhamento de Drive são "positivos" o que significa que não é possível compartilhar um item que tem uma autorização mais baixa que o seu superior.

== Compartilhamento externo ==

Zextras Drive permite também compartilhar arquivos com terceiros que não tem uma conta Zimbra localmente a traves de um link - e que pode estar protegido por senha para mais segurança. Para compartilhar um link com qualquer pessoa acesse o menu "Editar compartilhamentos" de um arquivo como mostrado abaixo, e logo clique no ícone de link debaixo de "Link" -> "Gerar link público":

Crear un enlace para compartir archivo

Assim será gerado um link direiro ao arquivo e aparecerão as opções para o link:

Editar una compartición existente


Exclusão de items

Quando um item é excluido do Drive, ele não vai parar à lixeira como qualquer outro elemento no Zimbra, senão que ele é marcado como para ser excluído. Para marcar um arquivo ou pasta para ser excluído clique com o botão direito no mesmo e selecione "Marcar para exclusão":

Mark an item for deletion

Os elementos marcados "para exclusão" são mostrados ao final da lista de arquivos com o nome riscado e se podem excluir permanentemente clicando na opção "Excluir permanentemente" do menu de contexto clicando com o botão direito no mesmo. A opção "Restaurar" desmarcará o arquivo:

Restore or permanently delete a file

Qualquer usuário com permissão de "Edição" e "Editar e compartilhar" pode marcar um elemento para exclusão, mas só o proprietário original pode excluí-lo permanentemente.

Não é possível acessar aos elementos marcados para exclusão pelo que se um usuário o intentasse se abrirá uma mensagem perguntando se deseja restaurar o elemento ou pelo contrário dessistir da ação e deixá-lo marcado para sua exclusão.

InfoBox

O InfoBox é um elemento retratil que contém toda a informação e controles para os arquivos ou pastas selecionados, como vista prévia (caso seja um formato compatível como imágens, PDF's e outros).

Para mostrar o Infobox clique no botão "(i)" na parte superior direita da interface do Drive:

Open the InfoBox

O infobox aparecerá no lado direito da tela:

The InfoBox

De cima para abaixo, o InfoBox contém:

  • Nome do arquivo selecionado
  • Vista prévia do arquivo (ou ícone do formato correspondente para formatos não compatíveis)
  • Todas as ações disponíveis no menu de contexto ao clicar com o botão direito
  • Informação sobre compartilhamento
  • Informação acerca de criação e edição
  • Campo "Descrição" customizável

Informação técnica

Armazenamento de arquivos

Assim como os arquivos do Porta-arquivos são armazenados como elementos de correio na árvore de diretórios do correio, o Drive tem uma hierarquia de diretórios independente baseada em nodos: dessa maneira as pastas de Drive não aparecem como pastas do correio (Exemplo, o resultado de zmmailbox getAllFolders). Os metadados de Drive se armazenam em uma base de dados HSQL dedicada enquanto que todos os arquivos (incluindo vistas prévias de versões antigas de arquivos) se armazenam em um diretório dedicado dentro do root do volume. O nome dos arquivos agora basea-se em hash em vez de ID's para alcanzar assim a deduplicação nativa; as regras de compressão seguem as regras do volume.

Exemplo: Path do sistema de arquivos para arquivos Drive: /opt/zimbra/store/drive/[hash]-[revision]

Volumes

Os arquivos de Drive se armazenam no volume primário marcado como "current" como qualquer outro item, e está incluído no elemento de tipo "Documento" na política HSM.


HSM e Backup de Zextras Drive

Zextras Backup

Os arquivos de Drive se incluem no Backup de Zextras, e o RealTime Scanner e o SmarScan estão cientes deles, portanto não se requer tomar ações adicionais para assegurar sua proteção.

Os modos de recuperação "Restore on new account" e "External Restore" restaurarão também os arquivos no Drive, enquanto que outras formas de recuperação como "Undelete" não operam em tais arquivos.

Zextras Powerstore

Drive pode armazenar os dados em diferentes volúmes além do primário marcado como "current" estabelecido por padrão, e as políticas HSM podem mover arquivos de Drive para volumes diferentes do secundário marcado como "current", permitindo assim o gerenciamento independente do armazenamento para arquivos do Drive.

Quando se aplica uma política HSM, os arquivos do Drive serão tratados como items de tipo "documento&quot.

Essa configuração é aplicada a nível de servidor, pelo que diferentes servidores mailbox podem utilizar diferentes volumes.

Configuração do volume primário do Drive

Para configurar o volume primário do Drive primeiro tem de obter o ID do volumen de destino executando zxsuite powerstore getAllVolumes.

Uma vez identificado o ID do volume execute

zxsuite config server set `zmhostname` attribute driveStore value [volumeID]

(onde [volumeID] é o ID achado préviamente)

Configuração do volume secundário do Drive

Para estabelecer um volume Secundário no Drive obtenha o ID do volume de destino como foi descrito no parágrafo precedente e execute o seguinte comando

zxsuite config server set `zmhostname` attribute driveSecondaryStore value [volumeID]

Migração desde o Porta-arquivos

Todos os dados do Porta-arquivos se podem migrar para Drive utilizando o comando CLI doImport:

zimbra@test:~$ zxsuite drive doImport

Sintaxe:
 zxsuite drive doImport {joao@exemplo.com,test.com[,...]} [attr1 value1 [attr2 value2...]]

O comando aceita uma lista de destinos separados por vírgulas para migrar, que podem ser caixas de correio ou domínios, e se podem usar diferentes tipos de destino no mesmo comando.

Os seguintes atributos se podem utilizar para customizar a migração:

NOME TIPO VALORES ESPERADOS DEFAULT DESCRIÇÃO
targets(M) String[,..] joao@exemplo.com,test.com[,…​] Listas de destinos separadas por vírgula para migrar
dryRun(O) Boolean true or false false Apenas efetúa um teste sem afetar os dados
allVersions(O) Boolean true or false false Migra todas as versões de cada arquivo
deleteSources(O) Boolean true or false false Exclue os arquivos migrados do Porta-arquivos
overwrite(O) Boolean true or false false Sobreescreve os arquivos existentes
showIgnoredAccounts(O) Boolean true or false false
ignoreQuota(O) Boolean true or false false Ignora a cota da caixa ao migrar
Personal tools