Zextras Powerstore: Secondary volumes on Amazon S3/pt
From ZeXtras Suite Wiki
Língua: | English • español • português |
---|
![]() |
Warning! This wiki is outdated and not maintained anymore, please refer to the new Zextras Documentation Hub at https://docs.zextras.com |
![]() |
This documentation is outdated. |
Please refer to https://docs.zextras.com |
![]() |
Atenção! Esta página encontra-se desatualizada e será excluida próximamente - a informação atualizada sobre este tópico se pode encontrar aquí. |
Zextras Powerstore e os buckets S3 de Amazon
A partir da versão 2.4.0 de Zextras os volumes criados com Zextras Powerstore podem ser armazendos nos buckets S3 para mover de maneira efetiva uma boa parte da informação para uma nuvem de armazenamento durável e segura.
Outros serviços compatíveis com S3
Qualquer serviço de armazenamento compatível com a API S3 de Amazon devería funcionar sem problemas com Zextras Powerstore, porém Amazon S3 e DellEMC ECS são oficialmente suportados de momento.
Cache local
Esta funcionalidade requer de um diretório local para ser usado para caching de dados, o qual tem que ter permissão de leitura e escrita por parte do usuário 'Zimbra'.
O diretório deve ser criado manualmente, e o caminho deve ser ingressado na aba Powerstore do módulo Zextras, no console administrativo Zimbra.
Configuração do Bucket
Zextras Powerstore não precisa alguma configuração especial em S3, porém se recomenda criar um usuário dedicado, um bucket e uma política de acesso para facilitar o gerenciamento.
Tudo o que você precisa para começar a armazenar os volumes secundários em S3 é:
- Um bucket S3. Precisa conhecer o nome e região do mesmo.
- Id de acesso e chave de acesso secreta.
- Uma política que outorgue direitos completos ao usuário para o bucket.
Verifique a informação na seção Dicas para aproveitar Amazon S3 a continuação para informação específica sobre Amazon S3.
Buckets S3
Em vez de ter que escrever a informação do bucket toda vez que adiciona um volume secundário, ela pode ser salva no console administrativo Zimbra na parte Configurar > Configurações Globais > Buckets S3.
Criação de um volume secundário em Amazon S3
- Clique na aba "Powerstore" no zimlet ZeXtras, no console administrativo Zimbra.
- Na parte "volumes secundários" clicar em "Adicionar"
- Selecionar "Bucket S3"
- Escrever o nome do volume e o prefixo, e depois escrever a informação do bucket ou carregar aquila salva nas Configurações Globais. Defina se se usará a classe de armazenamento de acesso ocasional, e se for assim, estabeleça o valor do limiar.
- Defina se o novo volume é estabelecido como "Current" ou não e clicar "Finish" para criar o novo volume.
Dicas para aproveitar Amazon S3
Bucket
No existem requerimentos especiais para armazenar os volumes secundários em Amazon S3, porém sugerimos criar um bucket dedicado desabilitando "Static Website Hosting" para mais facilidade no gerenciamento.
Usuario
Para obter um Id de acesso e chave de acceso secreta necessita-se um Acesso Programático: sugerimos criar um no serviço IAM de Amazon para mais facilidade no gerenciamento.
Administração de direitos
No IAM do Amazon poderá estabelecer políticas de acesso para os usuários. É obrigatório que o usuário ao que pertencem o Id de acceso e chave de acesso secreta tenha as permissões adequadas tanto no bucket quanto no seu conteúdo. Suger-se outorgar direitos completos, como se mostra no exemplo:
{ "Version": "[LATEST API VERSION]", "Statement": [ { "Sid": "[AUTOMATICALLY GENERATED]", "Effect": "Allow", "Action": [ "s3:*" ], "Resource": [ "[BUCKET ARN]/*", "[BUCKET ARN]" ] } ] }
ATENÇÃO - Esta não é uma política de configuração válida. Não a copie e cole nas configurações de usuário do seu server pois não será validada.
Se só deseja outorgar permissões mínimas, coloque o seguinte na seção "Action":
"Action": [ "s3:PutObject", "s3:GetObject", "s3:DeleteObject", "s3:AbortMultipartUpload" ],
O ARN do bucket se expressa de acordo com o formato padrão de Amazon: arn:partition:service:region:account-id:resource - para mais informação sobre este tema veja por favor a documentação específica de Amazon.
Caminho do bucket e nomeamento
Todos os arquivos se armazenam em um bucket segundo um caminho definido, que pode customizarse a vontade para fazer assim o conteúdo do bucket mais fácil de entender inclusive em ambientes multiserver com vários volumes secundários:
/Nome do bucket/Caminho de destino/[Prefixo do volume-]ID do server/
O Nome do bucket e o Caminho de destino não estão atados ao volume em si mesmo, e podem existir quantos volumes quiser no mesmo caminho.
O Prefixo do volume, por outra parte, é específico de cada volume e é uma forma rápida de diferenciar e reconhecer os volumes no bucket.
Classe de armazenamento de Acesso ocasional
Zextras Powerstore é compatível com o tipo de armazenamento "Amazon S3 Standard – Acesso ocasional", e alocará ao mesmo todo arquivo maior que o valor estabelecido.
Para mais detalhes sobre Acesso Ocasional veja [1].