ZxBackup: Multistore Informations/pt

From ZeXtras Suite Wiki

Jump to: navigation, search
Língua: English  • español • português
Warning.png Warning!

This wiki is outdated and not maintained anymore, please refer to the new Zextras Documentation Hub at https://docs.zextras.com

ZxBackup logo box.png
This documentation is outdated.
Please refer to https://docs.zextras.com

ZeXtras Backup e Multistores

A versão 1.0.0 de ZeXtras introduziu o tão esperado suporte Multistore. Isto significa que agora o Módulo ZeXtras Backup pode ser usado em ambientes Zimbra consistentes de múltiplos servidores de e-mail.

As linhas a seguir explicam brevemente como usar ZeXtras Suite em um ambiente Multistore.

ZxBackup em ambiente Multistore

Execução de comandos em um ambiente Multistore

O novo Zimlet de ZeXtras Suite faz da gestão de vários servidores algo muito fácil. Pode selecionar um servidor na aba ZxBackup e realizar todas as operações de backup em esse servidor, mesmo se estivesse conectado no console Zimbra de um outro servidor. Veja o Guia de Administração de ZxBackup para aprender a realizar operações básicas de backup.

Isso também aplica-se á Linha de comandos de ZeXtras. As operações podem ser iniciadas em qualquer servidor usando a opção --host [hostname|ip]

As diferenças específicas entre ambientes Singlestore e MultiStore são:

  • Em um ambiente MultiStore, operações de Restore on New Account SEMPRE criarão a nova conta no servidor da conta de origem.
  • Todas as operações são registradas no servidor de destino, e não no servidor que iniciou a operação.
  • Se escolhe-se um servidor alvo errado para uma operação, Zimbra automaticamente transmite a solicitação de operação para o servidor correto.

Backup e Recuperação

As funções de Backup e Recuperação em um ambiente Multistore funcionam exatamente como em um ambiente Singlestore.

Os diferentes servidores serão configurados e gerenciados separadamente através do zimlet de ZeXtras, mas certas operações, como "Live Full Scan" e "Stop All Operations" podem ser "transmitidas" para todos os mailstores através do comando zxsuite na linha de comandos ZeXtras, usando a opção --hostname all_servers. Isto também se aplica às configurações ZeXtras Backup (consulte a página wiki da linha de comandos de ZeXtras para mais detalhes).


Operações de Backup e Restauração são gerenciadas como segue:

  • O Live full scans pode ser executado em servidores individuais através do Zimlet de administração de ZeXtras, ou em múltiplos servidores através da CLI de ZeXtras.
  • As Restaurações podem ser iniciadas desde a aba "Accounts" no Console Zimbra, desde a aba de cada servidor no menu ZeXtras Backup do Zimlet de ZeXtras, e através da CLI de ZeXtras. As diferenças entre esses métodos são:
Operação iniciada desde: Opções
"Aba Accounts" A restauração da conta selecionada é automaticamente iniciada em esse servidor.
"Aba de cada Server" Qualquer conta elegível para fazer restauração no servidor selecionado pode ser escolhida como 'source' de restauração.
"CLI deZeXtras" Qualquer conta em qualquer servidor pode ser restaurada, mas não há seleção automatica de servidor.

Exportação e Importação

As funções de "Export" e "Import" são aquelas que mais se diferenciam quando são executadas em um ambiente Multistore.

Os diferentes cenarios podem ser:

Exportar desde Singlestore e importar em Multistore

Importar múltiplas contas de um domínio único em um store diferente quebrará a consistência de TODOS os elementos compartilhados desde/para uma conta em um servidor diferente.

Com ZeXtras Suite 1.0.0-RC3 foi adicionado um novo comando na CLI de ZeXtras para reparar os compartilhamentos em contas do mesmo domínio importado em diferentes servidores.

Exportar desde Multistore e importar em Singlestore ou Multistore

Aqui podem ser possiveis dois cenarios:

  • Importação em "Mirror": Mesmo numero de mailstores de origem e destino, cada exportação é importada em um servidor diferente. Isto romperá a consistência de TODOS os elementos compartilhados desde/para uma conta de correio em um servidor diferente. Estão disponíveis os comandos `doCheckShares` e `doFixShares` para verificar e reparar a consistência de compartilhamentos (ver abaixo).
  • Importação "Composite": Mesmo o diferente numero de servidores de orígem e destino. Os domínios ou contas são importados manualmente para servidores diferentes. Isto romperá a consistência de TODOS os elementos compartilhados desde/para uma conta de correio em um servidor diferente. Estão disponíveis os comandos `doCheckShares` e `doFixShares` para verificar e reparar a consistência de compartilhamentos (ver abaixo).

Comandos `doCheckShares` e `doFixShares`

O comando `doCheckShares` analizará toda a informação compartilhada nas contas locais e reportará qualquer erro:

zimbra@test:~$ zxsuite help backup doCheckShares
 
Sintaxe:
  zxsuite backup doCheckShares
 
 
Exemplo de uso:
 
zxsuite backup doCheckShares
Verifica todos os compartilhamentos nas contas locais
 

O comando `doFixShares` corrigirá todas as inconsistências de compartilhamento usando um mapa de arquivos como referência. Os mapas de arquivos se podem achar no caminho do backup do server de destino (default: /opt/zimbra/backup/zextras) e são chamados "map_{source_server_ID}".

zimbra@test:~$ zxsuite help backup doCheckShares
 
Sintaxe:
  zxsuite backup doFixShares {import_idmap_file}
 
 
LISTA DE PARÂMETROS
 
NOME                    TIPO     
import_idmap_file(M)    String   
 
(M) == parâmetro obrigatório, (O) == parâmetro opcional
 
Exemplo de uso:
 
zxsuite backup doFixShares idmap_file
Corrige a consistência dos compartilhamentos depois de uma importação de acordo com o mapeamento contúdo no arquivo /opt/zimbra/backup/zextras/idmap_file
Personal tools