ZxBackup: Multistore Informations/pt
From ZeXtras Suite Wiki
Língua: | English • español • português |
---|
![]() |
Warning! This wiki is outdated and not maintained anymore, please refer to the new Zextras Documentation Hub at https://docs.zextras.com |
![]() |
This documentation is outdated. |
Please refer to https://docs.zextras.com |
ZeXtras Backup e Multistores
A versão 1.0.0 de ZeXtras introduziu o tão esperado suporte Multistore. Isto significa que agora o Módulo ZeXtras Backup pode ser usado em ambientes Zimbra consistentes de múltiplos servidores de e-mail.
As linhas a seguir explicam brevemente como usar ZeXtras Suite em um ambiente Multistore.
ZxBackup em ambiente Multistore
Execução de comandos em um ambiente Multistore
O novo Zimlet de ZeXtras Suite faz da gestão de vários servidores algo muito fácil. Pode selecionar um servidor na aba ZxBackup e realizar todas as operações de backup em esse servidor, mesmo se estivesse conectado no console Zimbra de um outro servidor. Veja o Guia de Administração de ZxBackup para aprender a realizar operações básicas de backup.
Isso também aplica-se á Linha de comandos de ZeXtras. As operações podem ser iniciadas em qualquer servidor usando a opção --host [hostname|ip]
As diferenças específicas entre ambientes Singlestore e MultiStore são:
- Em um ambiente MultiStore, operações de Restore on New Account SEMPRE criarão a nova conta no servidor da conta de origem.
- Todas as operações são registradas no servidor de destino, e não no servidor que iniciou a operação.
- Se escolhe-se um servidor alvo errado para uma operação, Zimbra automaticamente transmite a solicitação de operação para o servidor correto.
Backup e Recuperação
As funções de Backup e Recuperação em um ambiente Multistore funcionam exatamente como em um ambiente Singlestore.
Os diferentes servidores serão configurados e gerenciados separadamente através do zimlet de ZeXtras, mas certas operações, como "Live Full Scan" e "Stop All Operations" podem ser "transmitidas" para todos os mailstores através do comando zxsuite na linha de comandos ZeXtras, usando a opção --hostname all_servers. Isto também se aplica às configurações ZeXtras Backup (consulte a página wiki da linha de comandos de ZeXtras para mais detalhes).
Operações de Backup e Restauração são gerenciadas como segue:
- O Live full scans pode ser executado em servidores individuais através do Zimlet de administração de ZeXtras, ou em múltiplos servidores através da CLI de ZeXtras.
- As Restaurações podem ser iniciadas desde a aba "Accounts" no Console Zimbra, desde a aba de cada servidor no menu ZeXtras Backup do Zimlet de ZeXtras, e através da CLI de ZeXtras. As diferenças entre esses métodos são:
Operação iniciada desde: | Opções |
---|---|
"Aba Accounts" | A restauração da conta selecionada é automaticamente iniciada em esse servidor. |
"Aba de cada Server" | Qualquer conta elegível para fazer restauração no servidor selecionado pode ser escolhida como 'source' de restauração. |
"CLI deZeXtras" | Qualquer conta em qualquer servidor pode ser restaurada, mas não há seleção automatica de servidor. |
Exportação e Importação
As funções de "Export" e "Import" são aquelas que mais se diferenciam quando são executadas em um ambiente Multistore.
Os diferentes cenarios podem ser:
Exportar desde Singlestore e importar em Multistore
Importar múltiplas contas de um domínio único em um store diferente quebrará a consistência de TODOS os elementos compartilhados desde/para uma conta em um servidor diferente.
Com ZeXtras Suite 1.0.0-RC3 foi adicionado um novo comando na CLI de ZeXtras para reparar os compartilhamentos em contas do mesmo domínio importado em diferentes servidores.
Exportar desde Multistore e importar em Singlestore ou Multistore
Aqui podem ser possiveis dois cenarios:
- Importação em "Mirror": Mesmo numero de mailstores de origem e destino, cada exportação é importada em um servidor diferente. Isto romperá a consistência de TODOS os elementos compartilhados desde/para uma conta de correio em um servidor diferente. Estão disponíveis os comandos `doCheckShares` e `doFixShares` para verificar e reparar a consistência de compartilhamentos (ver abaixo).
- Importação "Composite": Mesmo o diferente numero de servidores de orígem e destino. Os domínios ou contas são importados manualmente para servidores diferentes. Isto romperá a consistência de TODOS os elementos compartilhados desde/para uma conta de correio em um servidor diferente. Estão disponíveis os comandos `doCheckShares` e `doFixShares` para verificar e reparar a consistência de compartilhamentos (ver abaixo).
O comando `doCheckShares` analizará toda a informação compartilhada nas contas locais e reportará qualquer erro:
zimbra@test:~$ zxsuite help backup doCheckShares Sintaxe: zxsuite backup doCheckShares Exemplo de uso: zxsuite backup doCheckShares Verifica todos os compartilhamentos nas contas locais
O comando `doFixShares` corrigirá todas as inconsistências de compartilhamento usando um mapa de arquivos como referência. Os mapas de arquivos se podem achar no caminho do backup do server de destino (default: /opt/zimbra/backup/zextras) e são chamados "map_{source_server_ID}".
zimbra@test:~$ zxsuite help backup doCheckShares Sintaxe: zxsuite backup doFixShares {import_idmap_file} LISTA DE PARÂMETROS NOME TIPO import_idmap_file(M) String (M) == parâmetro obrigatório, (O) == parâmetro opcional Exemplo de uso: zxsuite backup doFixShares idmap_file Corrige a consistência dos compartilhamentos depois de uma importação de acordo com o mapeamento contúdo no arquivo /opt/zimbra/backup/zextras/idmap_file