ZxChat Video Calls/pt

From ZeXtras Suite Wiki

Jump to: navigation, search
Língua: English  • español • português
ZxChat logo box.png
Available since version: 1.6.4
Latest Version: 1.36
Released on: August 18th, 2016
Compatibility List
Admin Guide
XMPP Guide
Audit Logs
User Guide
FAQ

Vídeo-chamadas com ZeXtras Chat

A partir da versao 2.0 de ZeXtras Suite, o módulo ZxChat inclui a função de vídeo-chamadas que permite aos usuários se comunicarem entre si mediante videocamera e microfone além das mensagens de texto.

Basea-se na tecnología WebRTC e não requer algum plugin específico ou proprietário; funciona diretamente sem necessidade de configuração adicionial e é acessível desde a janela de chat de ZeXtras Chat ZxChat Camera Icon.png

O que é es WebRTC?

Segundo a informação do Website oficial:

WebRTC é um projeto livre e aberto que prové aplicações para navegadores e dispositivos móveis de comunicação em tempo real (RTC) mediante simples APIs (Application Programming Interface). Os componentes WebRTC tem sido optimizados para melhor a este propósito.


Tem como objetivo: habilitar aplicações de RTC ricas e de alta qualidade para desenvolver para o navegador, plataformas móveis e dispositivos IoT, e lhes permitir se comunicarem
a través de um conjunto comum de protocolos.

A iniciativa WebRTC é um projeto suportado por Google, Mozilla e Opera, entre outros. Esta página é mantida pela equipe de Google Chrome.

Compatibilidade com navegadores

WebRTC quer se converter em um padrão em comunicações em tempo real, e é suportado nativamente pelos seguintes navegadores:

  • Google Chrome 23+
  • Mozilla Firefox 22+
  • Opera 18+

Deixando de lado o Opera, que não é nem sequer suportado por Zimbra, os navegadores são Chrome e Firefox.

Há uma ferramenta oficial de teste para verificar se o seu navegador é compatível com WebRTC

Como funciona?

WebRTC é um protocolo point-to-point, o que significa que ambas as partes devem ser capazes de se conectar entre si para estabelecer uma comunicação bem sucedida. ZeXtras Chat e Zimbra não estão involucrados diretamente na comunicação, mantendo assim a carga do server e o largo de banda extremamente baixo. ZeXtras Chat usa um server STUN dedicado provisto por Google e pela fundação Mozilla para direcionar chamadas, e no futuro, se incluirá um servidor TURN em ZeXtras Suite para atuar como fallback. A partir da versão 1.35 você pode configurar o zimlet Zextras Chat para usar um servidor TURN.


FAQ

Warning.png Atenção!

Em breve

Problemas conhecidos

  • Devido a problemas de compatibilidade, as vídeo-chamadas estão disponíveis somente entre usuários que utilizam o mesmo navegador. Isto se solucionará nas próximas versões de ZeXtras Suite.
Personal tools