ZxChat XMPP/pt

From ZeXtras Suite Wiki

Jump to: navigation, search
Língua: English  • español • português
ZxChat logo box.png
Available since version: 1.6.4
Latest Version: 1.36
Released on: August 18th, 2016
Compatibility List
Admin Guide
XMPP Guide
Audit Logs
User Guide
FAQ

O protocolo XMPP

O protocolo XMPP (Extensible Messaging and Presence Protocol) é um dos protocolos de mensagens mais extendidos. Entre suas implementações básicas permite mensagens "um a um" e "multiusuário" com presença e administração de lista de contatos, mas sendo um protocolo de transporte muito dúctil baseado em XML tem se adaptado para muitos usos diferentes.

Características disponíveis

  • Mensagens instantáneas um-a-um.
  • VideoChat
  • Proxying XMPP e infraestruturas multistore.

Funcionalidades planejadas

  • Mensagens instantáneas um-a-vários.
  • Interoperabilidade Server-to-server.
  • Proxying em infraestruturas multistore.

Portas e configurações

Portas

As portas padrão usadas por XMPP são:

  • 5222
  • 5223

A porta 5222 é o RFC padrão para XMPP. Por padrão somente as conexões TLS são aceitas, mas a senha de ingresso desencriptada se pode habilitar desde o zimlet ZeXtras e desde o console.

A porta 5223 é para suporte do legacy SSL. Habilitado por padrão, não é uma característica que deva cumprir os padrões RFC e deveria ser usado somente se não há outra opção disponível.

NB. Em ambientes multiservidor, considere que os clientes XMPP devem ser capazes de conectar diretamente a um dos servidores de mail.

Propriedades específicas de XMPP

Existem duas propriedades específicas de XMPP disponíveis em ZeXtras Chat:

  • Usar porta Legacy SSL (ZxChat_UseLegacySSLPort).
  • Permitir senhas não-encriptadas (ZxChat_AllowUnencryptedPassword).

Ámbas podem ser configuradas desde o zimlet ZeXtras (aba ZxChat > "Security Settings") e a traés do console ZeXtras (comandos "ZxChat_AllowUnencryptedPassword" e "ZxChat_UseLegacySSLPort").

Formato do registro

O registro SRV tem o seguinte formato: _service._proto.name TTL class SRV priority weight port target

service: nome simbólico do serviço desejado. proto: o protocolo de transporte do serviço desejado; normalmente é TCP ou UDP. name: nome de domínio para o qual este registro é válido. TTL: campo de tempo de vida do DNS padrão. class: campo da classe de DNS padrão (é sempre IN). priority: a prioridade do host de destino. Um valor baixo significa mais preferido. weight: Peso relativo para registros com a mesma prioridade. port: porta TCP ou UDP no qual se encontrará o serviço. target: o hostname canónico da máquina que prové o serviço.

Exemplos

_xmpp-client._tcp.example.net. TTL IN SRV priority weight port target _xmpp-server._tcp.example.net. TTL IN SRV priority weight port target Exemplo 1 _xmpp-client._tcp.example.net. 86400 IN SRV 5 0 5222 example.net. The XMPP domain is example.net and the server is example.net. Exemplo 2 _xmpp-client._tcp.example.net. 86400 IN SRV 5 0 5222 server.example.net.

O domínio XMPP é example.net e o servidor é server.example.net.

Personal tools