ZxMobile Outlook Configuration/pt

From ZeXtras Suite Wiki

Jump to: navigation, search
Língua: English  • español • português
ZxMobile logo box.png
Available since ZeXtras version: 1.10
Latest Version: 2.12.2
Released on: January 2nd, 2019
Compatibility List
Admin Guide
FAQ
Troubleshooting
Device List
ZspMobile logo box.png

Outlook e Zimbra

Microsoft Outlook 2013 é a primeira versão deste cliente que aceita o protocolo Exchange ActiveSync. Em Outlook 2016 mantém-se intacta a compatibilidade, por tanto este guia aplica-se por igual em ambas as versões.

Isto significa que podem-se sincronizar e-mails, livro de endereços, calendários e tarefas entre o servidor Zimbra e o cliente Outlook usando Zextras Mobile (versão 1.8.6 ou superior).

Outlook e o Livro Global de Endereços (GAL)

A diferença da maioria dos clientes Exchange Activesync, a GAL não é acessível a través do protocolo Activesync. Mas sim é possível configurar um livro de endereços externo mediante LDAP. Essa configuração se pode ver em Arquivo >> Configuração de conta >> Livro de endereços. Depois clicar em "Novo" e escolher LDAP como tipo de livro de endereços. A partir de Zimbra 8.0 o acesso LDAP está disponível apenas mediante acesso autenticado. Uma vez o livro de endereços LDAP esteja corretamente configurado se pode usar o atalho correspondente (CTRL+L) para comprovar e autocompletar endereços enquanto está escrevendo um novo e-mail.

Configurando Microsoft Outlook para sincronizar com Zimbra

Introdução

O protocolo Exchange ActiveSync foi desenhado para sincronizar e-mail, calendário, contatos, e tarefas com dispositivos móveis. Sendo Outlook 2013 um cliente de mail, é necessario ter em conta algumas coisas:

  • As primeiras versões de Outlook 2013 eram afectadas por uma longa lista de bugs e erros, e cada atualização soluciona alguns deles, mas ainda há uma alta probabilidade de achar problemas como re-sincronizações ou loops. Cada nova versão de Zextras Mobile resolve ou melhora estes problemas para que a experiência do usuário seja satisfatória, pelo que é vital que se mantenham atualizados tanto Zestras Suite quanto Outlook.
  • Enquanto os dispositivos móveis sincronizam um conjunto limitado de pastas com cada conexão, Outlook 2013 tenta sincronizar todas as pastas de uma só vez. Este comportamento faz com que a primeira sincronização depois de configurar uma caixa, seja bastante lenta, e inclusive pode ser afectado o rendimento do server em caso de ter uma grande quantidade de pastas. Porisso recomenda-se alterar o comando ZxMobile "Window Size" para agilizar o processo.
zxsuite mobile setProperty ZxMobile_WindowSizeLimit <número>

Este comando, que define o número máximo de elementos que se sincronizam por cada pasta de uma só vez, por padrão é estabelecido em 75, mas pode-se mudar para 10/15 sem afectar as conexões móveis do dispositivo (pois a maioria destes dispositivos agrupa normalmente 10/20 elementos).

    • Outra maneira de resolver o problema é configurando a conta no Outlook para sincornizar apenas os últimos 30 dias em vez da conta completa.
  • A lista GAL de contatos Zimbra não está disponível para Outlook.
  • Outlook usa SSL por padrão e não sincronizará com um server em modo http. Para saber como habilitar SSL no Zimbra veja a documentação oficial de Zimbra: aqui.

Pre-requisitos

Para poder sincronizar Outlook e Zimbra mediante ZeXtras Mobile se necessita o seguinte:

- A versão mais recente do Outlook 2013 ou 2016 (Microsoft Windows unicamente)

- ZeXtras Suite instalado no servidor Zimbra

- Uma licença ZeXtras Suite ativa, pode ser Trial ou paga, que inclua o módulo ZeXtras Mobile.

Warning.png Atenção!

Outlook 2013 usa SSL por padrão e não sincronizará com um servidor em modo http. Para ver como se habilita SSL no servidor Zimbra veja a documentação oficial de Zimbra aqui

Também certifique-se de que a sincronização Mobile está habilitada para a conta ou para a COS, e que EAS14 esteja habilitado para a conta.

Se não souber o que isso significa, pergunte ao administrador do sistema.

Guia de configuração

Warning.png Atenção!

Para maior segurança você pode adicionar uma Senha Móvel para suas contas.

Guia passo a passo

(Clique em "show" para ver a imágem para cada passo)

Warning.png Atenção!

A partir da versão MS Outlook 16.0.8431.2046 (aprox.) não é mais possível selecionar "Outras Contas" no quadro de configuração de conta de Outlook e poder assim criar contas ActiveSync

Para modificar a Criação Simplificada de Contas em Outlook 2016 necessita modificar o editor do registro e agregar a chave disableOffice365SimplifiedAccountCreation.

  • Identificar a seguinte sub-chave no registro:
   HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Office\16.0\Outlook\Setup

Simplified 1.png

  • Criar um novo DROWD (32 bit) chamado DisableOffice365SimplifiedAccountCreation

Simplified 2.png Simplified 3.png

  • Colocar o valor 1 para a nova chave

Simplified 4.png e reinicie Outlook 2016

Pressione "Finish" para concluir.
Zxmobile Outlook6.png

Dicas adicionais para solucionar problemas com Outlook

Outlook tende a gerar loops quando tenta sincronizar um item que não pode processar. Se Outlook deixasse de sincronizar novos elementos, os passos seguintes podem ajudar a descobrir se a causa é um loop de sincronização:

  • Adicionar um "registro de conta" para a conta afetada, estabelecendo o valor do parámetro "window_size" em 1.
Ex.
zxsuite mobile doaddaccountlogger john@example.com info /tmp/john_logger window_size 1
  • Forçar uma sincronização clicando o botão "Enviar e Reciber" no cliente. Faça-o uma ou duas vezes esperando 2 minutos entre cada tentativa.
  • Filtre o arquivo do "registro de conta" procurando por linhas que contenham "Added items:".
grep "Added items:" /tmp/john_logger
  • Verifique os números entre colchetes []: se um ou mais números se repitem várias vezes, o elemento com o "itemID" que se repite mais vezes podería ser o culpável. Pode buscar os elementos por itemID no cliente web Zimbra usando a palavra "item:".

Outlook e certificados auto-assinados

Em Outlook 2013 as contas Exchange ActiveSync se podem sincronizar somente através de uma conexão segura (HTTPS no porto 443).

Se seu servidor está usando um certificado auto-assinado, os usuários podem ser continuamente incomodados com mensagens de advertência mostrados por Outlook devido a que o certificado não está assinado por um CA (Certificate Authority) confiável.

Para evitar isto se pode adicionar o CA do servidor Zimbra ao CA confiável local no PC onde está instalado o cliente. Os arquivos apropriados estão na pasta /opt/zimbra/ssl/zimbra/ e sub-pastas. Informação sobre como adicionar CA confiáveis -localmente e para todo um domínio- se pode achar no site Microsoft Support.

Outlook e o livro de endereços

Outlook foi desenhado para sincronizar apenas um só livro de endereços por cada conta - especificamente, a pasta "/Contacts" em Zimbra por padrão. Isto significa que um livro de endereços adicional, seja próprio ou partilhado por outro usuário, não pode ser sincronizado com Outlook.

Personal tools