ZxPowerstore: Checking the message BLOBs health/pt

From ZeXtras Suite Wiki

Jump to: navigation, search
ZxPowerStore logo box.png
Available since version: 1.3.0
Latest Version: 2.12.2
Released on: January 2nd, 2019
Compatibility List
Admin Guide
FAQ
Troubleshooting
ZspPowerstore logo box.png
Língua: English  • español • português

Volumes e BLOBs

Em Zimbra, toda a informação das menságens se armazenam nos volumes em forma de arquivos .msg ordenados sob uma árvore de diretórios.

Cada elemento de zimbra se compone de duas partes: a "informação", que é o conteúdo real, e o "metadado" formado por um conjunto de informações adicionais relacionadas com o próprio elemento. Um BLOB é um arquivo que contém a "informação" de um elemento, armazenado no volume de mensagens. O caminho exato do arquivo depende de varios fatores.

Exemplo do caminho de um BLOB

A ubicação e o nome do arquivo /opt/zimbra/store/0/128/msg/2/12124-23531.msg se calculam da seguinte maneira:

/opt/zimbra/store/ é o caminho do volume.

0/ é um valor calculado mediante a aplicação de um BitShift direito no mailbox_id do proprietário do elemento de um número de bits estabelecidos na propriedade "mailbox_bits" do volume.

128/ é o mailbox_id do proprietário deste elemento.

msg/ é uma sub-pasta padrão para mensagens BLOBs.

2/ é um valor calculado ao aplicar um bitshift direito no itemID do elemento de um número de bits estabelecidos na propriedade "file_bits" do volume.

12124-23531.msg nome do arquivo no formulário [itemID]-[revision].msg.

O qué poderia sair mal?

Alguns problemas podem afetar o bom funcionamento do volume. Os mais comuns são:

  • BLOB perdido: Os metadados de um elemento se armazenam na base de dados Zimbra mas o arquivo BLOB correspondente não se pode encontrar.
  • BLOB inesperado: Um arquivo BLOB existe mas o metadado correspondente não se encontra na base de dados no Zimbra.
  • Discordância de tamaño: A informação do tamanho armazenada no metadado é diferente de aquela correspondente no arquivo BLOB.
  • Discordância do Digest: A informação do digest do elemento armazenada no metadado é diferente ao digest do arquivo BLOB correspondente.

Os erros inesperados relacionados com os BLOBs são comunmente causados por um problema no processo de eliminação de um elemento.

Os erros de "BLOBs perdidos" são particularmente incômodos já que o metadado do elemento existe na base de dados de Zimbra, este mesmo elemento é normalmente visível no cliente web de Zimbra. Se mostrará um erro quando o usuário intente acessar a um elemento cujo arquivo BLOB está perdido.

Verificando o estado dos BLOBs com ZeXtras Powerstore

ZeXtras Powerstore inclui um comando no CLI que analisa todos os BLOBs em um volume o mailbox, para achar assim qualquer possível problema: "doCheckBlobs"

Sintaxe:
  zxsuite powerstore doCheckBlobs {start} [attr1 value1 [attr2 value2]]


LISTA DE PARÁMETROS

NOMBRE               TIPO             VALORES ESPERADOS
action(M)           String                "start"
volumeID(O)         String
mailboxID(O)        String

(M) == parámetro obrigatório, (O) == parámetro opcional

Exemplo de uso:
zxsuite powerstore doCheckBlobs start
Efetua uma verificação de coerência de BLOBs em todos os volumes de mensagens

zxsuite powerstore doCheckBlobs start volumeID 1,3
Efetua uma verificação de coerência de BLOBs nos volumes 1 e 3

zxsuite powerstore doCheckBlobs start mailboxID 2,9,27
Efetua uma verificação de coerência de BLOBs nas contas 2,9 e 27

Reparação de erros nos BLOBs

Zimbra oferece um comando para reparar alguns problemas com BLOBs: `zmblobchk`. Antes de executá-lo deve desabilitar ZxPowerstore mediante o comando `zxsuite powerstore doStopService module`.

Também uma das causas mais comuns dos problemas com BLOBs e volumes está relacionada com as permissões dos sistemas de arquivos, e se podem solucionar usando o comando Zimbra `zmfixperms` a través do CLI.

Um bom artigo sobre erros com "BLOBs perdidos" e toda a informação relacionada se pode encontrar no Wiki oficial de Zimbra em http://wiki.zimbra.com/wiki/Ajcody-Notes-No-Such-Blob.

Se recomenda ter muito cuidado quando se está enfrentando este tipo de problemas, pois os volumes e os aquhivos BLOB são parte sensível de Zimbra. Antes de fazer qualquer coisa assegúre-se de ter encontrado a causa do problema e de que tem um backup do sistema, para poder reverter qualquer eventual pérda de informação.

Personal tools