Zx Backup: Disaster Recovery/pt

From ZeXtras Suite Wiki

Jump to: navigation, search
Língua: English  • español • português
ZxBackup logo box.png
Available since version: 0.87
Latest Version: 2.12.2
Released on: January 2nd, 2019
Compatibility List
Admin Guide
FAQ
Troubleshooting
Backup Initialization
ZspBackup logo box.png

Desastre

O Dicionário Priberam da Língua Portuguesa o define assim:

1. Desgraça imprevista e funesta.

2. Revés; infortúnio.

3. Catástrofe.

4. Sinistro.

O que pode sair mal?

Para classificar um problema dentro da categoría "desastre" deve acontecer um ou mais dos seguintes eventos:

  • Falha do hardware para um ou mais arquivos de sistema vitais (/ o /opt/zimbra/).
  • Que o conteúdo de um arquivo de sistema se torne inútil por causas internas ou externas (desde um simples rm * ou uma intrusão externa).
  • Falha de hardware ou da máquina física que aloja o serviço Zimbra, ou a infra-estrutura de virtualização relacionada.
  • Uma falha crítica durante a atualização do software ou sistema operacional.

Minimizando as probabilidades

Algumas dicas para minimizar as probabilidades de um desastre:

  • Sempre mantenha os arquivos de sistema vitais em diferentes unidades (/, /opt/zimbra/ e o caminho do backup de ZeXtras).
  • Use uma ferramenta de monitoração para alertá-lo de problemas tão pronto como apareçam.
  • Planeje cuidadosamente as atualizações e migrações.

Recuperação

Como recuperar o sistema?

A recuperação do sistema se divide em duas etapas:

  • Recuperação base do sistema (Instalação do sistema operacional e configuração, instalação de Zimbra e configuração básica).
  • Recuperação dos dados (re-importar a última informação disponível em Zimbra, incluida configuração de domínio e usuário, classes de serviço e conteúdo das contas).

Como pode ajudar ZeXtras com a recuperação?

O botão "Import Backup" do módulo ZeXtras Backup oferece uma forma fácil e segura de realizar o segundo passo da recuperação.

É possível usar a pasta antiga do backup no caminho de importação; isto permitirá restaurar uma instalação básica do Zimbra até o último momento válido do servidor antigo.

Procedimento de recuperação

  • Instalar Zimbra em um novo servidor e configurá-lo
  • Instalar ZeXtras no novo servidor.
  • Montar a pasta do store ZeXtras do servidor antigo no novo. Se não estiver disponível, use o último External Backup ou um backup remoto.
  • Iniciar o External restore no novo servidor usando o seguinte comando:

zxsuite backup doExternalRestore /path/to/the/old/store

  • A operação External Restore criará imediatamente os domínios, contas e listas de distribuição. Assim como a primeira parte da recuperação estiver completa (verifique as notificações do ZeXtras Suite) o sistema estará pronto para ser usado. Os e-mails e outros elementos se recuperarão mais tarde.

Máquinas virtuais e Snapshots

Graças à chegada de soluções avançadas de virtualização nos últimos anos, as máquinas virtuais são agora a forma mais comum de instalar soluções como Zimbra Collaboration Suite.

Muitos monitores de máquinas virtuais tem função de snapshot e sistemas de backup de máquinas virtuaia baseados em snapshot: em caso de acontecer um desastre, é possível reverter a situação desde o ponto no qual foi tomada a última snapshot, e importar os dados utilizando a função "External Restore" do módulo ZeXtras Backup - usando a pasta do backup no servidor.

Recuperação de desastres desde uma máquina virtual

Os sistemas de backup baseados em snapshots permitem manter válida uma copia "congelada" da máquina virtual e restaurá-la a vontade. Para ter um 100% de certeza da consistência dos dados é melhor tomar snapshots das máquinas virtuais desligadas, mas isto não é obrigatório.

Quando usar este tipo de sistemas é vital se certificar que o caminho onde se acha o backup não faz parte do snapshot (p.ex.: configurando um vdisk como "Independent Persistend" em VMWare ESX/i) ou alterado em alguma forma quando se restabelece, para que os dados perdidos estejam disponíveis para serem importados.

Para efetuar um Disaster Recovery do estado previo de uma máquina com ZeXtras Backup você vai precisar:

  • Restaurar o último backup válido em uma máquina virtual separada (clon) em uma rede isolada, certificando-se que os usuários não possam acessar na mesma, e que não enviam-se nem recebem-se emails.
  • Ligar o clon e esperar o Zimbra inicializar.
  • Desabilitar o RealTime Scanner no módulo ZeXtras Backup.
  • Conectar o disco virtual que contem a pasta onde se encontra o backup inalterado no clon, e montá-lo (em um caminho diferente).
  • Inicializar um External Restore utilizando o caminho do backup como caminho de importação.

Desta maneira serão analisados todos os elementos na pasta onde se acha o backup e se importarão aqueles perdidos, acelerando bastante o Disaster Recovery. Este passo pode ser repetido quantas vezes for necessario enquanto o acesso dos usuários e o trafego está restringido.

Logo de completada a restauração, certifique-se que tudo está funcionando e reative o acesso dos usuários e o tráfego do correio.

O desastre passou e você sobreviveu corajosamente com a ajuda do ZeXtras Backup. Parabéns!

E agora?

Simplesmente inicialize um novo caminho de backup e armazene o antigo pelo tempo que quiser -em caso de necessitar recuperar algum conteúdo de antes do desastre.

Personal tools